27 Incríveis Benefícios do Chocolate Amargo Para sua Saúde

Tudo Sobre Chocolate Amargo Para sua Saúde

Incríveis Benefícios do Chocolate Amargo Para sua Saúde

Não é novidade que o chocolate perdeu o título de vilão da alimentação. Pesquisas que comprovam os benefícios do alimento não faltam e já foram publicadas pelo site para alegria dos chocólatras.

De acordo com alguns desses estudos, o doce pode manter você magra (ao contrário do que se imaginava) e até retardar o envelhecimento da pele.

Mas é claro que as vantagens do chocolate não significam que você pode abusar do consumo sem se preocupar com a saúde ou a balança.

Existem quantidades certas a serem ingeridas diariamente, além de que, dependendo do tipo do alimento, ele trará menos benefícios para o organismo.

Isso porque o Chocolate Amargo faz bem graças à presença de sua principal matéria-prima: o cacau. Assim, quanto maior a concentração do ingrediente e menor a adição de açúcares e gordura, melhor será para o corpo.

Não é à toa que as versões amargas do alimento são as preferidas dos especialistas: por ter uma concentração de pelo menos 50% de cacau, ele pode agregar muitos benefícios.

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Beneficios do Chocolate Amargo Para a Saude – Assista ao vídeo abaixo:

Entre as vantagens do alimento para a saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, diminuição da pressão arterial, combate a inflamações e auxílio na resposta imune.

Segundo ela, isso é possível porque o chocolate amargo tem alto teor de cacau e, consequentemente, vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6 e B12), ácido fólico e minerais essenciais, como magnésio, cobre, potássio, zinco, cálcio e manganês.

Ela destaca ainda a presença dos antioxidantes conhecidos como flavonoides.

A vantagem é que, no mercado, já é possível encontrar mais versões amargas para agradar ao paladar. Há, por exemplo, opções 70% cacau ou com concentração de 50% do ingrediente em sua composição.

Os dois tipos são indicados. “Porém, quanto mais cacau tiver no chocolate, maiores serão as concentrações de componentes benéficos à saúde”, ressalta. Assim, a versão 70% representa uma escolha melhor para o organismo.

No entanto, quem não gosta do sabor amargo pode recorrer ao chocolate ao leite, que também tem vantagens, mas possui menor concentração de cacau, além de ter mais açúcar e leite.

Os tipos menos recomendados do alimento são o branco e o diet, já que o primeiro nem sequer possui a adição do cacau, enquanto o segundo é destinado apenas para aquelas que não podem consumir açúcar.

Mesmo escolhendo o chocolate certo, vale a ressalva de que o consumo não pode ser excessivo. A quantidade indicada para ingestão varia muito entre os indivíduos, pois é necessário avaliar a alimentação e o estilo de vida de cada um, assim como a existência de doenças.

“Mas, geralmente, o indicado é uma média de 20 a 100 gramas por dia”, finaliza.

O consumo acima dessas quantidades não é recomendado. Vale a pena lembrar que o excesso de qualquer alimento, por mais benéfico que seja, traz danos à saúde.

O segredo é consumir com moderação. De acordo com ela, como o chocolate tem alto teor de gordura e açúcares, quando consumido em excesso por um longo período, ele pode gerar ganho de peso, aumento da ansiedade, desconfortos gastrointestinais, enxaquecas, insônia e agitação devido ao excesso de cafeína presente no doce.

Assim, aposte na moderação para poder desfrutar dos benefícios listados abaixo sem se preocupar com prejuízos à saúde (e à balança).

 

Chocolate emagrece?

Segundo uma pesquisa publicada em março, ele emagrece sim. Mas antes de correr para a barra de chocolate, vale a ressalva dos especialistas: o benefício só se torna realidade se o alimento for consumido com moderação e na versão amarga.

A descoberta foi da Universidade da Califórnia, que constatou que as pessoas que comem o doce com mais frequência costumam ser mais magras.

Para comprovar a tese, os especialistas analisaram o consumo de calorias e o índice de massa corporal de mil participantes.

Segundo a autora do estudo, Beatrice Golomb, o segredo está em considerar a composição das calorias consumidas e não apenas a quantidade delas.

Além disso, os benefícios do alimento para a silhueta viriam da presença de componentes que favorecem a perda de peso, como as catequinas, antioxidantes que contribuem para a formação de massa magra, que consome mais energia para sobreviver.

Assim, o corpo gasta mais calorias e se mantém magro.

Quem ainda está duvidando que o chocolate virou um aliado da dieta pode conferir também outra pesquisa, feita pela Universidade Chung Hsing, em Taiwan, e publicada no Journal of Agriculture and Food Chemestry.

Segundo os especialistas do Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição, o cacau possui ácidos fenólicos com ação emagrecedora.

Isso porque eles favorecem a produção da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, que queima calorias e costuma ter níveis baixos em pessoas obesas.

Além disso, o chocolate meio amargo também é rico em antioxidantes, que evitam que a gordura se acumule nas células.

Há ainda outra pesquisa, desta vez vinda da Universidade Real de Copenhague, divulgada em 2012 no International Journal of Obesity, que sugere que o chocolate amargo pode ser consumido até no café de manhã. Durante o estudo, os voluntários que consumiram um tablete do doce ainda em jejum, pela manhã, sentiram uma saciedade maior ao longo do dia, o que resultou em um consumo calórico 15% menor que os demais.

No entanto, a necessidade de aliar os benefícios descritos pelas pesquisas a uma alimentação saudável para promover o emagrecimento real.

“Eu particularmente não trabalho com a proibição do chocolate, pois acredito que, independente do objetivo do paciente, proibir alimentos é o pior caminho.

Se não for consumido em excesso, ele não vai interferir no processo de emagrecimento, desde que seu consumo seja associado a uma reeducação alimentar e, consequentemente, a bons hábitos”, explica ela.

Afaste os sinais do envelhecimento

Não é de hoje que os especialistas chamam a atenção para o poder antioxidante de um dos componentes mais numerosos no cacau: os flavonoides.

Eles estão na massa do cacau e pesquisas já alertam para os seus benefícios, como a ativação da produção de óxido nítrico no organismo, que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial diminua. Assim, com menos stress, a aparência agradece.

Além disso, os flavonoides também protegem a pele contra os raios UV do sol, mantendo a face longe do envelhecimento.

 

Mantenha o bom humor com chocolate

Ninguém duvida que um delicioso pedaço de chocolate seja capaz de afastar a tristeza, nem que seja só por um tempo. E, na versão amarga, esses benefícios se intensificam.

É possível encontrar neuromoduladores que atuam na produção de serotonina, que é sintetizada pela presença dos carboidratos e triptofano no chocolate.

“A serotonina é responsável pela regulação do humor, gerando uma sensação de bem-estar, e ajuda na produção da capacidade relaxante”, explica.

Além disso, ela modera a compulsão alimentar e a ansiedade, sintomas comuns nos períodos em que as pessoas estão passando por uma reeducação alimentar.

Assim, não é à toa que o chocolate amargo faz parte da lista de Alimentos Terapêuticos, publicada em livro por Paula Bartimeus. Segundo estudos recentes, ele possui um composto que atua como antidepressivo natural, além de fazer bem para o coração e prevenir doenças como o câncer.

Além disso, o alimento também possui feniletalamina, que age como um antidepressivo natural, e teobromina, substância conhecida por ser estimulante. Porém, vale ressaltar que o consumo deve ser moderado e regular.

Quem não quer abusar das calorias também pode aproveitar os benefícios do chocolate amargo para o humor.

Uma pesquisa da Universidade de Middlesex, divulgada pelo Daily Mail recentemente, comprovou que inalar o aroma do alimento também já faz você se sentir melhor.

Os voluntários do estudo foram submetidos a diferentes cheiros, mas ao entrarem em contato com o do chocolate, o cérebro detectou o mix de estímulos presentes no alimento que levam ao bem-estar.

Entre as substâncias capazes de gerar a sensação prazerosa está o magnésio, mineral que regula o humor equilibrando os índices de serotonina e dopamina no organismo.

Assim, se você já tiver comido demais durante o dia, recorrer ao aroma do doce pode ser uma boa forma de evitar os quilinhos a mais e ainda manter o bom humor.

Chocolate é amigo da memória

Um estudo publicado recentemente no The Journal of Neuroscience alertou para os benefícios que o cacau pode trazer para a memória.

Segundo os especialistas, o chocolate amargo, que é rico no ingrediente, possui altas concentrações de uma substância chamada de epicatequina, que pode estimular a memória.

Para aproveitar as vantagens do composto, é preciso aliar o consumo do alimento com exercícios físicos. Assim, ganha não apenas a memória, mas também o corpo, por meio do bem-estar e da manutenção da boa forma.

 

Adeus à fadiga

Pesquisadores britânicos encontraram no chocolate amargo a solução para quem sofre de Síndrome de Fadiga Crônica. A doença se manifesta por uma profunda fadiga muscular após a prática de exercícios físicos, com sintomas como memória fraca, dificuldade para se concentrar, dor de cabeça, problemas no sono e irritação constante.

O estudo que detectou o possível remédio foi feito em 2010 pela University of Hull em parceria com a Hull York Medical School. Segundo o responsável pela pesquisa, Steve Atkin, o levantamento foi motivado pelo relato de uma paciente, que notou ter se sentido mais disposta ao consumir chocolate amargo, em vez das versões ao leite ou branco.

Assim, ele recrutou 10 voluntários que sofriam com a doença para testar a solução durante dois meses. Os participantes deveriam consumir uma dose diária de 45 gramas de alimento, sendo que ,após um mês, eles receberam a mesma quantidade de chocolate ao leite ou branco para consumir pelo mesmo período.

A experiência surpreendeu os especialistas, já que os pacientes revelaram que se sentiram melhor enquanto consumiram o chocolate meio amargo, enquanto os sintomas da fadiga voltaram quando o alimento foi retirado da dieta.

A explicação para o benefício está no polifenol, substância presente no cacau conhecida também por aumentar os níveis de serotonina no cérebro e reduzir a pressão alta. Vale ressaltar ainda que os pesquisadores alertam para a necessidade de novas pesquisas que comprovem a eficácia do tratamento.

A boa notícia é que nenhum dos voluntários do estudo ganhou peso consumindo uma pequena quantidade do alimento diariamente.

 

Benefícios do cacau para o colesterol

Aquelas que tiraram o chocolate amargo da dieta já têm motivos de sobra para colocá-lo novamente no cardápio, não apenas por uma questão estética, mas também de saúde.

A existência de estudos que indicam que o consumo do cacau aumenta a concentração do colesterol HDL (colesterol “bom”) e diminui a concentração do LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos.

“Isso acontece devido ao fato de o cacau exercer um fator de proteção aos vasos sanguíneos. Portanto, de certa forma, podemos dizer que o chocolate amargo com altas concentrações do composto traz sim benefícios em relação ao colesterol”, afirma ela.

Pesquisas recentes comprovam a afirmação que o cacau contém componentes antioxidantes chamados de bioflavonoides, que impedem a oxidação do LDL e, consequentemente, que ele se acumule nas artérias, levando ao entupimento desses vasos.

Um desses estudos foi desenvolvido na Universidade de San Diego (Estados Unidos) e divulgado pelo Huffington Post em abril de 2012. Segundo os especialistas, o alimento realmente é capaz de diminuir os níveis de açúcar e do mau colesterol no sangue, além de aumentar o índice de bom colesterol, uma combinação perfeita para a saúde do coração.

Para comprovar a tese, 31 pessoas foram analisadas ao ingerir 50 gramas de chocolate com 70% de cacau e a mesma quantidade do alimento misturado com chocolate branco durante 15 dias. Ao fim desse período, a glicose, a pressão arterial e o fluxo sanguíneo apresentaram índices menores.

Mas atenção para que o alimento não seja consumido em excesso.

“A quantidade é determinante na saúde, independente do benefício que este alimento traga”, ressalta. Para desfrutar dos benefícios, é preciso consumir o chocolate amargo constantemente, mas com moderação, sem ultrapassar os 100 gramas de chocolate diários.

 

Solução para a pressão arterial

A comprovação dos benefícios do chocolate amargo não é de hoje. A CNN divulgou em 2006 um estudo que já indicava o consumo do alimento como forma de reduzir a pressão arterial.

A pesquisa foi publicada pela Associação Americana do Coração e conduzida pelo professor Jeffrey Blumberg, da Universidade Tufts (Estados Unidos).

Segundo ela, os flavonoides do chocolate também contribuem para que as veias trabalhem melhor, diminuindo o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.

Para chegar a essa conclusão, 10 homens e 10 mulheres com problemas de pressão alta foram submetidos a uma alimentação diferenciada durante 15 dias.

Metade do grupo consumiu chocolate amargo, enquanto os demais ingeriram a versão branca do doce, que não possui flavonoides.

Ao fim do estudo, os hipertensos tiveram redução na pressão sanguínea ao comer o chocolate amargo, enquanto o chocolate branco não trouxe alterações para esses índices.

O alimento também influenciou positivamente outros aspectos, como a insulina e o colesterol ruim.

O pesquisador Blumberg ressalta, no entanto, que ainda não existem dados suficientes para fazer recomendações específicas aos pacientes.

Por enquanto, o consumo deve ser moderado, para não acarretar o efeito inverso do tratamento com o surgimento de malefícios ao organismo.

 

Chocolate: amigo do coração

Os benefícios do consumo moderado de chocolate amargo para o coração também já foram comprovados há tempos.

Em 2010, o jornal USA Today divulgou as conclusões de uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em parceria com o Instituto de Medicina Ambiental, uma instituição sueca.

Segundo os pesquisadores, as mulheres que ingerem chocolate com alta concentração de cacau de uma a três vezes por mês ficam mais protegidas ao surgimento de doenças cardiovasculares.

 

Combate ao AVC

Para analisar as vantagens da ingestão de flavonoides, pesquisadores da Universidade McMaster (Canadá), fizeram uma revisão de estudos da área e ressaltaram: quem ingere chocolate com alta concentração de cacau tem menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral.

Há ainda outro benefício: os pacientes que tiveram isquemia cerebral também se recuperaram mais rapidamente com o consumo do alimento.

Conforme divulgou o Science Daily, segundo a médica Sarah Sahib, que coordenou o trabalho, ainda é preciso pesquisar mais antes de recomendar o alimento como remédio, mas não há como negar os benefícios do alimento para o corpo.
Previna a diabetes com chocolate

Pode parecer controverso, mas o chocolate é um aliado no combate à diabetes. Pelo menos foi essa a conclusão de um estudo da Universidade de L’Aquila, divulgado pelo Science News em 2011.

Segundo os especialistas, ingerir chocolate amargo reduz a resistência à insulina e, assim, menos açúcar fica circulando no sangue.

É possível notar que argumentos não faltam para você colocar esse alimento na despensa. Mas não esqueça: é preciso consumir com moderação.

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