Chia: Pra que Serve Principais Beneficios e Como Consumir

Tudo Sobre Chia

Chia - Pra que Serve

Tudo sobre a chia: a semente do momento

Você conhece a chia? A sementinha, que está dando o que falar, é a nova aliada da saúde, sendo fonte de diversos nutrientes, além de ser uma arma para o emagrecimento.

Características promissoras de um alimento que tomou conta do Brasil recentemente. Pois a chia é realmente poderosa.

Apesar de parecer uma novidade revolucionária, a chia já é consumida há muito tempo em países como o México e a Guatemala, lugares de onde é originária a planta da qual ela é extraída: a Salvia Hispânica.

A admiração pelo poder dessas sementes é milenar, sendo que as civilizações inca e maia já as consumiam e as consideravam muito potentes, pois mantinham os seus guerreiros alimentados (somente com elas) e com mais resistência física em vários dias de batalha.

O nome “chia”, inclusive, significa “força” e na época das civilizações antigas, essas sementinhas podiam valer até mais do que o ouro.

Chia Pra que Serve Principais Beneficios e Como Consumir

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Diversos Benefícios

Além de proporcionar um emagrecimento saudável, a chia também fornece muitos nutrientes e fibras.

O seu poder emagrecedor se dá por conta da saciedade que ela proporciona, pois as suas sementes são mucilaginosas e, ao entrarem em contato com a água, formam um gel que deixa uma sensação de satisfação mais prolongada no estômago.

Dessa forma, você se sacia mais rápido e consome porções menores nas refeições.

A chia ainda possibilita uma “limpeza” das toxinas do organismo através da ação de suas fibras no intestino. Por isso, quando consumir as sementes, ingira sempre bastante água para manter a hidratação do gel que irá proporcionar esse benefício.

Chia Emagrece

A saciedade que a chia fornece também é produzida pela sua capacidade anti-inflamatória, que é devida ao ômega 3 presente no grão.

Essa substância combate o processo inflamatório que causa o acúmulo de gordura e a fome descontrolada. O ômega 3 presente na chia também é um grande aliado para diminuir a propensão de doenças cardiovasculares, reduzindo também o colesterol e o nível de triglicérides.

De acordo com especialistas de saúde, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão e teor muito mais elevado do que o encontrado na semente de linhaça.

Além desse nutriente importantíssimo para a saúde, a chia também possui teor proteico, tem poder antioxidante e contém altos níveis de magnésio, potássio e cálcio. Esses minerais em conjunto com os outros benefícios da chia, ajudam na redução da gordura abdominal e fornecem mais resistência e energia.

A chia também possui alta concentração de ferro, sendo uma ótima opção para quem está com deficiência desse mineral no sangue. O teor é ainda três vezes maior do que o encontrado no espinafre.

A sementinha do bem também controla a glicemia, reduzindo o risco de diabetes. Ela favorece ainda a formação dos tecidos ósseos, previne o envelhecimento e melhora a imunidade.

 

Chia Como Consumir

Por ter um sabor quase nulo, a chia pode ser consumida misturada na água, em iogurtes, com frutas, em vitaminas e até em opções salgadas como sopas e pães. Ela pode ser encontrada em três formas diferentes por aí: em sementes, óleo ou farinha.

Para proporcionar saciedade e aproveitar todo o efeito emagrecedor e redutor de gordura que a chia tem, é indicado consumir as suas sementes misturadas com água ou suco 30 minutos antes das refeições principais.

Uma das formas de prepara-la é colocar uma colher de sopa rasa em um copo de líquido, deixando descansar alguns minutos. Assim, esse conteúdo vira um gel, que pode ser consumido mais facilmente.

A farinha também pode ser usada da mesma forma no caso de dieta de emagrecimento.

Para apenas enriquecer a sua alimentação, ela pode ser usada em sucos, vitaminas, bolos, pães, salada de frutas e outras opções sem perder as suas propriedades nutritivas.

A versão da chia em óleo pode ser usada como o azeite de oliva para temperar saladas. No entanto, essa forma não contém as fibras, que são de grande importância para o funcionamento do intestino. Porém, também é nutritiva.

Vale lembrar que a chia tem um alto valor calórico, por isso, não exagere na dose. Siga a quantidade recomendada, que é de no máximo duas colheres de sopa por dia. As sementes de chia podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Para aproveitar melhor todas as vantagens da chia, tenha uma alimentação balanceada, pratique esportes e beba bastante água.

 

Chia – Informações Nutricionais

Chia - Pra que Serve

ATUALIZADO: 06/10/2016 (INFOGRÁFICO)

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