Vitaminas do Complexo B: Para que Servem e Onde Encontrar

Tudo Sobre Vitaminas do Complexo B: Para que Servem e Onde Encontrar

Vitaminas do Complexo B

Vitaminas do Complexo B Para que Servem

As vitaminas são substâncias essenciais para desempenho de funções corpóreas. O complexo B é composto pelas muitas vitaminas que coexistem em determinados alimentos e que se complementam para realizar manutenção da saúde.

As vitaminas que integram este complexo são B, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B11 e B12. B1 é tiamina, e então respectivamente, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico, folacina e cobalamina.

São principais funções destas vitaminas a produção hormonal, formação das hemácias, metabolismo dos carboidratos, proteína e gorduras; ainda crescimento celular e respiração celular.

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Observando as muitas funções das vitaminas, é fundamental este consumo diário, para que áreas importantes do organismo não sejam prejudicadas. A ingestão pode ser realizada com alimentos ricos nestas vitaminas.

 

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Itens como legumes, verduras e frutas, carnes contém complexo B em grande quantidade, podendo ser consumidos todos os dias, e assim regularizar muitas funções do corpo.

Mais fontes de vitaminas do complexo B são aveia, gema de ovo, peixes, feijão, fígado, arroz e cereais integrais, abacate, leite, brócolis, batata, carnes vermelhas e vegetais verdes.

A ingestão destas vitaminas mantém o funcionamento regular de processos corporais, pode melhorar bem-estar da pessoa, pois as mesmas desempenham funções relacionadas ao metabolismo de alimentos, como carboidratos.

 

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Mais nutrientes e carboidratos são convertidos em glicose, e então, se tornam ATP. Este é responsável pela energia ao organismo, para realização das funções mais básicas.

A glicose que vem dos carboidratos auxilia a produção e disseminação da serotonina no cérebro, hormônio relacionado ao prazer.

E em ausência do consumo adequado do complexo B, doenças poderiam se desenvolver como síndrome do pânico, anorexia e depressão.

Assim, o cardápio rico em legumes, vegetais e frutas, com moderação e equilíbrio, este é fundamental não apenas para manutenção do peso, porém para gerar bem-estar.

Mais doenças apresentam correlação com redução do consumo de complexo B. O sistema imunológico depende da produção adequada das hemácias, estas apenas poderiam ser produzidas com ajuda das vitaminas do complexo B, e muitas doenças oportunistas poderiam surgir com baixa ingestão do complexo B.

É importante notar que nenhuma vitamina, em si, engorda. O alimento que a contém poderia engordar, pela quantidade a mais de calorias.

As vitaminas do complexo B poderiam ajudar em emagrecimento, pela melhora do organismo e, como resultado, o metabolismo dos alimentos, influenciando para que o corpo gaste melhor os nutrientes e possíveis reservas do corpo.

Pela melhora do metabolismo dos alimentos e mais regiões do corpo, a ingestão de vitaminas pode regularizar funções, que apresentavam processos mais lentos, pela alimentação de poucos nutrientes.

O corpo ao receber nutrientes de forma adequada, é entendido que processos se regularizam, com demanda maior de energia.

Esta seria da alimentação e de reservas, o que favorece para perder peso, em especial por reduzir a capa da gordura do corpo, que faz parte das reservas da energia do organismo.

É possível notar aumento do apetite e peso, mas este aumento não seria relacionado ao ganho da gordura, e na realidade, da massa magra.

Assim, o possível aumento de apetite e peso não está relacionado de maneira direta ao complexo B, porém à melhora do desempenho do organismo, que retorna para funções regulares.

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A suplementação com vitaminas deve ser orientada pelo médico. Se o corpo não precisa do consumo de dose a mais de determinada vitamina, no geral, o mesmo não a utiliza, pois a maioria das vitaminas não é cumulativa no organismo, são externadas pela urina ou fezes.

Se não é possível suprir as necessidades totais das vitaminas em refeições diárias, suplementos de vitaminas do complexo B podem ser boa opção.

Determinadas vitaminas poderiam gerar hipervitaminose, como vitamina A e C.

As duas se consumidas em quantidade elevada, poderiam intoxicar o corpo, prejudicando muitas funções, assim como a redução na liberação da vitamina B3 no organismo.

As vitaminas do complexo B não geram hipervitaminose, pois são expelidas, em caso de excesso, através das fezes. Assim, o consumo além do necessário não auxiliará o organismo, e menos ainda, proporcionará mais energia para desempenho das funções.

É importante sempre a consulta ao médico para verificar a necessidade da medicação e suplementação com nutrientes. Os exames são recomendados, para apontar a qualidade da alimentação.

A dica é ingerir alimentos saudáveis, de forma moderada, beber muito líquido e realizar atividades físicas com regularidade.

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